terça-feira, 30 de junho de 2009

Apenas um motivo de orgulho.

Por Mateus Martins, estudante de Relaçãos Públicas da UFRGS

Ontem li no Correio do Povo uma matéria que me deixou feliz e orgulhoso: Espanha premia case de RP gaúcha. Ana Isaia Barreto que ganhou, com As contribuições das Relações Públicas para a Comunicação Mercadológica Hoteleira: A Rede Plaza de Hotéis, Resort’s & Spas Brasil, o prêmio de melhor monografia na categoria Empresarial, em 2008 pela ABRP, agora – mestranda - foi selecionada, pela Fundacion Carolina da Espanha, para participar de um programa de visitas e atividades na Europa. E mais, é a única RP, dentre 50 estudantes.

Ana é RP por vocação, desde os 14 anos, ela já pensava em cursar algo na área de comunicação, mas somente decidiu por essa profissão, quando, no final da oitava série, visitou uma feira de profissões, em que uma estudante de comunicação motivou-a, mostrando o que era a profissão de relações-públicas. Depois disso, muito curiosa, começou a pesquisar sobre as atividades exercidas por este profissional, e cada vez mais percebeu que sua escolha estava certa.

Resumo da Mono
A
monografia objetiva investigar as contribuições das Relações Públicas desenvolvidas na Comunicação Mercadológica da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & Spas Brasil, bem como caracterizar as ações de Comunicação Mercadológica, identificando as atividades de Relações Públicas na gestão da Rede Plaza. Parte-se da conceituação e caracterização das Relações Públicas, do Turismo, da Hotelaria, do Marketing Turístico e da Comunicação Mercadológica. Descreve-se as ações de Relações Públicas no desenvolvimento da Comunicação Mercadológica Hoteleira. Através da utilização de pesquisa exploratória e de pesquisa de campo, evidenciou-se a significativa interação entre Relações Públicas e Marketing na Rede Plaza. Acredita-se, portanto, que a atuação em conjunto dessas áreas contribui para a construção de relacionamentos duradouros entre os diferentes segmentos de públicos de uma organização.

Para baixar ou ler em PDF todo o texto da monografia.

Aqui já dou um aperitivo do trabalho, abaixo algumas definições pinçadas do capítulo Relações Públicas e Comunicaçao Mercadológica (pág. 35):

"Grunig acredita que as organizações são eficazes somente quando almejam e realizam objetivos que são relevantes para seus interesses e os de seus públicos estratégicos. Logo, as Relações Públicas colaboram para esta efetividade organizacional construindo relacionamentos com os públicos que afetam ou que são afetados por suas atividades.

"A imagem está diretamente relacionada, segundo Kotler, ao conjuntode crenças, idéias e impressões que uma pessoa estabelece e mantém para dado objeto. Kunsch completa quando relaciona a imagem ao imaginário das pessoas, às suas percepções e visões abstratas e subjetivas da realidade. É a representação “do comportamento institucional das organizações e dos seus integrantes

E do capítulo O papel estratégico das Relações Públicas (pág. 37):

"As mudanças de concepções e práticas organizacionais trouxeram para as Relações Públicas uma postura de estrategista dos relacionamentos, com ampla visão de mundo e de negócios, afirma Kunsh.

"Ainda, para Kunsch, comunicação excelente é aquela quese vale dos estudos da análise externa e interna, que realiza pesquisa, quese baseia em diagnósticos e que determina resultados a alcançar, levando em conta não só os interesses da organização, mas também os dos públicos envolvidos.

"Já Fortes sustenta que a natureza e o papel das Relações Públicas é alterar uma situação presente, talvez desfavorável, para um posicionamento futuro mais coeso com a direção dada ao objeto social que se pretende modificar.

Para quem está em reta final de curso e já começa a TCC’cer sabe a importância desta notícia. Para alguns o TCC resume todo o histórico do curso, é ali que podemos demonstrar toda teoria que aprendemos nos bancos da universidade em trabalho prático no mercado, claro que já atuamos em estágios e alguns colegas já efetivados, contudo o Trabalho de Conclusão simboliza esta relação. Para outros é apenas um empecilho para alcançar o diploma.

E você, ficou orgulhoso pela nossa colega Ana Isaia Barreto?
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Hoje chega ao fim a Promoção Junho :: 1 ano de blog. Agradecemos imensamente a todos que enviaram fotos com seus deliciosos cappuccinos e também felicitações pelo 1 ano do blog. O sorteio do livro, entre os participantes Milene, Aline, Isabel, Lucas, Patrícia, Mauro, Nicole, Paulo e Débora, será postado ainda está semana e entraremos em contato com o vencedor do exemplar da Estratégia do Oceano Azul. Mais uma vez obrigado a todos que participaram, que parabenizaram ou que simplemsente lêem o blog Ocappuccino.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Recursos Inovadores no Jornal Mural.

Por Joanna Romero, estudante de Relações Públicas da PUCRS

Vamos dar início, hoje, a uma série de posts sobre cases já premiados pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e resgatar a memória de algumas ações que, por sua inovações, ainda permancem atuais. São cases inovadores, às vezes até muito simples, mas que ninguém tinha pensado antes.

A missão do Prêmio ABERJE é fortalecer a visão estratégica na comunicação empresarial por meio do estímulo, do reconhecimento e da divulgação de esforços e de iniciativas na área.

Banco ABN AMRO Real - Soluções com o Jornal Mural
U
m exemplo de case é o do banco ABN AMRO Real, que em 2007 foi vencedor do Prêmio Aberje na categoria Gestão de Mídia Impressa. A ação vencedora dinamizou seu jornal-mural graças a uma luminária, que possibilitou o uso de diversas cores, como se fosse um show ou um espetáculo de teatro. É claro que não foi só isso. Houve também a criação de tapetes, sinalizadores magnéticos, banners e placas, que não só incentivavam a ida das pessoas ao mural, como também indicavam, através de diferentes cores, as editorias em destaque.

A mudança ocorreu também na estrutura do mural, antes de acrílico, e agora de aço galvanizado, com ímãs para a fixação das folhas. As cores também ajudaram no sucesso, pois cada uma demarcava uma editoria diferente, o que possibilitou uma fácil visualização dos assuntos.

O público-alvo da ação foi os 3.050 funcionários do Call Center do banco, divididos em três prédios, dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro. O gasto total do projeto foi de R$54 mil.

O feedback foi muito positivo, pois o crescimento no número dos que se diziam muito satisfeitos com o projeto foi de 16%. E o número de funcionários que não conheciam o jornal-mural, depois da ação, caiu para apenas 4%.

Acredito que esse tipo de medida dá certo, sim. Porém, deve haver certa periodicidade nas publicações, pois caso contrário, a empresa perderá credibilidade junto a seu público interno – lembrando que este tem grande poder de influenciar o público externo. Outro fator que deve ser levado em conta é o interesse do público-alvo, ou seja, a empresa não pode publicar apenas o que é de seu interesse, deve pensar também no que seu público-alvo gostaria de ler.

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Hoje uma foto enviada pela Nicole e Débora. Ambas já enviaram e tiveram suas fotos individuais postadas aqui e aqui e agora enviam uma foto apreciando juntas o cappuccino. Lembramos que a Promoção vale até amanhã, dia 30, então se você ainda está pensando em comprar os ingredientes para fazer o café em casa ou está combinando com os amigos de ir numa cafeteria nesta noite gelada de segunda-feira, não perca mais tempo!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Reação das Redes Sociais nos acontecimentos de mídia.

Por Massimino Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS.

Além de todas as novas carascterísticas e funções que estamos descobrindo todos os dias sobre as redes sociais, nesses últimos dias tivemos mais uma prova da velocidade da informação e da força das manisfestações de seus usuários.

Desde o momento em que foi anunciado a internação hospitalar de Michael Jackson houve uma explosão de citações em toda a rede.

No Twitter o número de publicações duplicou no momento em que a notícia da morte de Jackson foi divulgada. Biz Stone, cofundador do Twitter, disse ao Los Angeles Times que esse pico de atividade foi o maior da história do serviço desde as eleições norte-americanas, em 2008. Foi registrada uma média de 5 mil mensagens (ou tweets) por minuto. A sobrecarga resultou em alguns erros no sistema de busca e causou lentidão no serviço.

Ainda segundo o Los Angeles Times, a frequência de atualizações no Facebook triplicou, mas a rede social não teve problemas técnicos.

Cada dia nos surpreendemos mais com essas novas ferramentas, principalmente com a sua rapidez em distribuição da mensagem.


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O cappuccino é uma bebida italiana preparada com café expresso e leite. O cappuccino clássico consiste em um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado. Variações populares do cappuccino como o café latte e o macchiato consistem basicamente na alteração destas proporções. O uso de chocolate em pó no cappuccino é uma prática comum no Brasil, mas não faz parte da receita tradicional. E clássica mesmo foi a foto enviada pela nossa fashion leitora, Débora. Fazendo o tradicional biquinho, para os leitores, embebido no café sagrado, seu charme embeleza de forma única nossa página.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

FEEDelizar.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

O termo Feed
O termo Feed em inglês significa alimentar. Contudo, relacionando à prática da nossa profissão, eu traduzo como Feedelizar. Quem assina um Feed, está expondo o desejo de se tornar um leitor/consumidor fiel do blog ou do site assinado. Pois Feeds são usados para que o usuário possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdo de um site ou blog sem que precise visitá-los. Sempre que um novo conteúdo for publicado, o assinante do feed poderá ler imediatamente em seu aplicativo. Como era antes?!?! Antes, ou você acessava sempre todos os sites ou blogs preferidos para ver se havia conteúdo inédito ou você assinava a newsletter (nota: o Feed aos poucos está substituindo a newsletter). E ninguém tem mais tempo para isso, ou seja, o Fedd já iniciou o processo de mudança de como se lê hoje na web.

O Feed e Ocappuccino
Aqui n'Ocappuccino nos orgulhamos da nossa lista pública de blogs Feedados. E não são quaisquer blogs, os blogs são:1. de RP ou profissionais de comunicação ou 2. que tratam de RRPP ou sobre as facetas da comunicação, Relações Públicas, Mercado e campos similares. Este é o filtro, o gargalo e a metologia é a pesquisa, o contato, a interação via comentário e e-mail e o interesse em sempre descobrir novos conteúdos. Esta é uma listagem pública oferecida aos pouco mais de uma centena de leitores diários e não é uma lista organizada por ordem alfabética e sim por data de atualização, privilegiando sempre aqueles blogs que cotidianamente atualizam. Não filtramos conteúdo de todas as postagens dos blogs, e sim, disponibilizamos a lista aberta e é você, leitor, que exerce este papel. Acreditamos no Feed, acreditamos na Feedelização, e é por este motivo que neste ambiente colaborativo, em detrimento da transmissão de informação e da produção de conhecimento, disponiblizamos este serviço a todos.

Google Reader
O aplicativo mais utilizado hoje é Google Reader, ele tem uma função de leitor de Feeds e o serviço caracteriza-se por ter uma interface limpa e objetiva, além da organização - o usuário pode classificar a lista de subscrições por data ou relevância - e a personalização de cada página. Importante lembrar que este aplicativo é privado e não há a possibilidade de compartilhamento dos conteúdos, a não ser pelo envio, via gmail, de e-mail.
Abaixo vídeo que ilustra a importância do Feed - e como ele transformou o modo de se ler na web - e também ensina os dois passos para que você caro leitor comece a Feedar seus favoritos.





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Hoje nosso leitor fotogênico é o Paulo, que aproveitou uma pausa em suas atividades no trabalho e leu o blog ao mesmo tempo em que tomava um delicioso cappuccino de chocolate. Paulo é mais um leitor que concorre ao livro. E é mais um leitor que nos motiva a todo dia buscar o melhor conteúdo para que possamos começar a discutir aqui alguns dos assuntos pertinentes a nossa profissão.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Proibir os e-mails para melhorar a comunicação.

Por Massimiliano Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Umas duas semana atrás, recebi pelo twitter uma dica do meu amigo e ex-professor Michael Menta. Ele falava de uma agência de RP, a Arment Dietrich, que resolveu abolir o e-mail interno como estratégia para melhor a comunicação interna. O objetivo era estimular a interação pessoal. A idéia foi testada por 10 dias e foi levada adiante - a empresa entrou no seu segundo mês sem e-mails e comemora os resultados. Está dando certo. Nós começamos a falar uns com os outros, comenta a CEO da agência Gini Dietrich. Ela celebra também a maior rapidez com que os assuntos passaram a ser resolvidos: não ficam mais no inbox por 2 ou 3 dias; são respondidos imediatamente porque alguém entra no meu escritório e faz uma pergunta.

Doido? Concordo que à primeira vista parece bem estranho, mas tem a sua lógica.

Onde eu trabalho é bem assim, se você manda um e-mail perguntando algo, pode esperar 30 minutos para receber a resposta. Se eu levanto e vou até a outra sala e pergunto, recebo a resposta na hora.

Hoje encontrei um amigo que me contou uma história engraçada. Ele casou a pouco tempo, embora já namorasse sua esposa a mais de 5 anos. Me contou que todos os dias, ele ficava junto com a sua esposa vendo TV por horas todos os dias. Calados os dois no sofá, sem trocar uma palavra. Um dia aconteceu que a TV estragou e ficou uma semana no conserto. Ele me contou que nessa semana houve uma revolução na comunicação interna na casa dele. Quando a TV chegou, ninguém quiz ligá-la, ficou lá esquecida por algumas semanas, até alguém lembrar que é muito mais fácil sentar no sofá e ver TV do que conversar.

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Hoje uma presença internacional no blog. Nicole, que na foto, aparece prestes a apreciar o delicioso cappuccino em Cork, na Irlanda. Que inveja isso nos causa! Além do visual altamente sugestivo do café o local onde será degustado é encantador. A Nicole nos enviou uma foto lindíssima e está concorrendo ao livro A Estratégia do Oceano Azul. E você já enviou a sua? Aguardamos pelo e-mail ocappuccino@gmail.com até 30 de junho.

terça-feira, 23 de junho de 2009

RP ruge mais alto e conquista primeiro Leão para o Brasil em Cannes.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Já foi postado no Cinema é Magia, no Espaço CRE, no Oras Blog e em muitos outros blogs, mas a notícia não poderia deixar de ser abordada aqui n’Ocappuccino. O fato é que o primeiro Leão do Brasil no Festival Internacional de Publicidade Cannes deste ano foi conquistado pelas Relações Públicas na categoria Novas Midias.

O case Mil Casmurros foi uma campanha criada pela Rede Globo e agência LiveAD, para a divulgação da microssérie Capitu, exibida em dezembro do ano passado. Mil Casmurros, é um site interativo/colaborativo com o texto do livro clássico de Machado de Assis, dividido em 1000 trechos. Cada um deles poderia ser lido e gravado por um internauta entre os quais, anônimos, estavam também algumas das estrelas do elenco da Rede Globo, como Tony Ramos e Glória Menezes.

Foi uma iniciativa muito interessante de uso das ferramentas digitais para o acesso a um clássico da literatura. O uso de mídias sociais nem é mais uma tendência, e sim uma realidade em relações públicas, elogiou Andrew Greenless, VP da CDN e jurado brasileiro na categoria.

A estratégia da Rede Globo foi brilhante, pois através do lançamento do mini-série, era preciso construir a reputação da TV Globo com uma nova geração (a geração Y), desconectado da televisão e alheia à leitura de clássicos. O resultado é que a leitura do áudio book foi concluída em apenas 15 dias, 33 milhões de telespectadores assistiram à série, cerca de 106 milhões de pessoas foram expostas à mini-série através da imprensa e a subseqüente exposição mediática valeu o equivalente a 6,7 milhões de dólares em gastos com publicidade; ainda, a mídia considerou a melhor homenagem a Machado de Assis.

Mas deixando de lado os expressivos números, o que fica é a valorização das RRPP e também, cada vez mais, a solidificação das mídias sociais interativas, ambientes de colaboração, na prospecção de resultados paupáveis e premiáveis em detrimentos das mídias tradicionais.

Assista abaixo o vídeo de apresentação do Case (em inglês com 3min e 19seg):




E aqui a entrevista de 2min e 34seg, no M&M online, de Lucas Mello, CEO da LiveAd, brincando com a conquista do Leão de PR conferido pelo case, pois segundo ele o aproveitamento foi de 100%: uma peça inscrita, um troféu.

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Texto do e-mail de Mauro Segura: Olha eu aí tomando um café com leite hoje em homenagem ao aniversário do ocapuccino.com A xícara já estava meio vazia, mas é que demorei para encontrar um fotógrafo. Mas um café com leite quentinho sempre cai bem em Sampa, apesar que sou carioca. Abraços e parabéns. Caro Senhor AQO, nós é que agradecemos imensamente a oportunidade de contar com um leitor tão ilustre. Ficamos muitíssimo emocionados e são estes os sentimentos que nos estimulam a postar, a comentar, enfim - parafraseando o personagem da foto - a RedeSocializar.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Bing vs Google vs Yahoo.

Por Massimino Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Como prometido apresentamos o primeiro post de uma série que irá comparar as características dos 3 maiores buscadores da web. Hoje vamos falar dos 2 itens mais importantes para um motor de busca: a sua home e o próprio mecanismo de busca e a apresentação de resultados.

Home Pages
O Bing, além de apresentar sempre uma bela fotografia, traz as opções para a pesquisa especializada, que são fáceis de serem encontradas e também inclui muitos dos atalhos para outros destinos Microsoft de propriedade da Web como o MSN, Windows Live e o Bing Viagens.

Google sempre com a simplicidade elegante de um fundo branco, apresenta tambem ligações aos principais recursos do Google no canto superior esquerdo.

O Yahoo apresenta uma característica diferente, mais que ser apenas um motor de pesquisa, pretende ser um ponto de partida para navegar na Internet, com diversos link e notícias.

Pesquisa e resultados da pesquisa
Os três buscadores apresentam resultados da mesma forma (do mais para o menos relevante).

Mas no Bing além da lista de resultados, podemos ver na coluna da esquerda uma classificacão por característica da palavra pesquisada.

Tanto no Google quanto no Yahoo, qualquer palavra errada é corrigida. E fazendo o mesmo teste com as palavras erradas no Bing nem uma sugestão de correção é indicada.

No Google e no Yahoo, logo ao digitar as primeiras letras já aparece uma lista de opções para agilizar a busca, no Google essa lista aparece com enormes números de resultados ao lado.


Este é um parecer inicial destas três ferramentas de busca. Em breve me prontifico a trazer ao debate outros aspectos destes buscadores.

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E para iniciar a semana, lá vai mais uma foto de uma leitora muito especial e participativa. A homenagem ao blog na xícara e na degustação ao cappuccino deixa toda a equipe muito feliz e emocionada. Agradecemos a Patrícia e a todos os nossos leitores que estão enviando as fotos. E conclamamos àqueles que ainda não mandaram: o clima é propício, a estação é adequada e eu acredito que a vontade de apreciar o café cremoso é imensa. Então?! Nosso e-mail ainda é o mesmo ocappuccino@gmail.com e o prazo final é 30 de junho.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

RP vai acabar?

Por Mateus Martins, estudante de Relações Púlicas da UFRGS

Já pensou em ser glaciologista? é o títudo da entrevista, de Ricaro Lacerda e Marcos Graciana (Portal Amanhã) produzida com Heitor Kuser, Presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social (IBDES), que fala sobre algumas profissões que começam a despontar e destaca outras que estão em declínio.

Abaixo destaco alguns trechos extraído do polêmico texto:

O mais importante, na verdade, são as pessoas. Se o profissional for de fato profissional, certamente terá destaque em suas atividades, diz Kuser.

Um dos temas que ele mais tem debatido diz respeito à sustentabilidade do planeta. Todas as profissões em que as pessoas estiverem voltadas ao relacionamento institucional, ao compromisso com a sustentabilidade da família, da profissão e do planeta, terão seu espaço garantido, afirma Kuser.

Na indústria, por exemplo, a preocupação não será apenas com o produto final, mas também com a origem da matéria-prima. Todas as áreas demandarão profissionais com essa visão e comprometimento. Não basta o engenheiro químico se preocupar com o que coloca nos produtos se o departamento de marketing da empresa encomendar uma embalagem não sustentável, cita Kuser.

Enquanto nascem novas profissões, algumas outras - bastante tradicionais, por sinal - correm o sério risco de cair no ostracismo. Uma delas é a de relações públicas. As empresas não sabem o que isso quer dizer. Contratando um vendedor, os empresários pensam que ele poderá fazer a função de RP, mas é claro que não terá a técnica necessária, explica Kuser.

Kuser compara o definhamento do mercado de relações públicas com o de jornalismo. Existe uma confusão entre marketing, comunicação e publicidade, critica Kuser.

Se, por um lado, existem profissões que começam a perder valor, muitas outras vão surgindo...ganham destaque os de gestão de patrocínios, gestão de relações com clientes e fornecedores, conselheiro de aposentadoria, designer de games, profissionais de ensino à distância e especialista em segurança de internet.

Alguém entendeu qual o motivo/estudo/pesquisa/análise/hipótese que levou o Presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social a esta conclusão? Pois todas as afirmações citadas para assegurar a extinção das RRPP apenas - na verdade - reforçam/legitimam/ratificam/apóiam/confirmam a atuação e o papel da profissão! Ou então não é o Relações Públicas o profissional que tem o foco na relação com as pessoas? Ou então não é o Relações Públicas que está compromissado com a sustentabilidade (econômia, social, ambiental) da sociedade e com o relacionamento institucional da marca? Ou então não é o Relações Públicas o responsável por pensar estrategicamente a gestão do diálogo não só com clientes e forncedores, mas todos os stakeholders da organização? Então, o que vocês acham?

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Ainda estamos aguardando a sua foto. O e-mail é ocappuccino@gmail.com. Nada mais sugestivo do que apreciar um delicioso cappuccino neste início de inverno. Não é?!?! Hoje a foto postada é do Lucas, que aproveitou um momento de folga, depois do almoço, no trabalho e enviou a foto comprovando que também é um leitor do blog. Participe também da Promoção.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diploma para jornalista não é mais obrigatório.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS


O Supremo Tribunal Federal, fundamentado no direito absoluto (direito que expressa o desejo de que não pode haver cerseamento na liberdade de informação) decidiu ontem derrubar a exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista. Em plenário, por oito votos a um, os ministros atenderam a um recurso protocolado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF), que pediam a extinção da obrigatoriedade do diploma.

O blog foi citado
Li no SerRP (matéria do G1 ) que em plenário a advogada do Sertesp, Taís Gasparian, defendeu que a exigência do diploma é inconstitucional, sob o argumento de que a Constituição garante a liberdade de expressão e o livre pensamento. E ainda destacou, citando a proliferação de blogs: Mais do que indesejável, a exigência do diploma para jornalistas é impraticável. Como se proibirá o exercício da disseminação da informação pela internet?.

Jornalista e Chefe de Cozinha
Mas o Ministro Relator Gilmar Mendes, em seu voto, sugeriu que os próprios meios de comunicação exerçam o mecanismo de controle de contratação de seus profissionais. Ele ainda comparou ainda a profissão de jornalista com a de chefe de cozinha. Um excelente chefe de cozinha poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima estarmos a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área.

O próximo passo
O que mais me preocupa nesta situação toda é o próximo passo e Cristiane Pelagio expressou minha preocupação ao indagar Heraldo Pereira no Jornal da Globo de ontem: Agora Heraldo, essa decisão sobre os jornalistas pode ter conseqüência sobre a regulamentação de outras profissões? E a resposta de Heraldo não me preocupou, e sim, me pôs em estado de pânico absoluto. Assistam ao vídeo abaixo e comprovem vocês mesmos.
E o que vocês acham? Será que meu diploma de Bacharel em Relações Públicas vai perder a validade/obrigatoriedade antes mesmo de conseguir conquistá-lo?
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Já enviou sua foto para participar da Promoção Junho :: 1 ano de blog? Ainda não?!?! Não perca mais tempo, envie hoje e, além de concorrer ao livro, a foto pode ser postada amanhã mesmo, hoje foi ao ar a primeira foto das gurias (ao lado) leitoras e apreciadoras d'Ocappuccino.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Junho :: 1 ano de blog.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS


Em junho Ocappuccino completa 1 ano no ar (4 de junho de 2008 marca a data do primeiro post. Lembro como se fosse hoje e ninguém de nós poderia adivinhar que 1 ano depois ainda estaríamos aqui blogando.

Então para comemorar está incrível data lançamos hoje uma daquelas promoções No nosso aníversário, quem ganha o presente é você. Âlguém já deve ter visto isto por aí. Mas para que você ganhe o presente sempre há uma contrapartida, uma troca, pois afinal, Relações Públicas é a arte de estabelecer diálogos. Bem, vamos aos fatos.

Envie uma foto (até 30 de junho) apreciando uma xícara do delicioso café cremoso para ocappuccino@gmail.com e concorra a um exemplar do excelente livro A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne. É simples, você nos envia uma foto apreciando o cappuccino (café preto vale e também concorre ao livro), as fotos serão postadas no blog ainda em junho e no final do mês um sorteio - devidamente auditado - premiará o autor de uma das fotos com um exemplar do livro. Na foto apenas indique o nome do apreciador e o local aonde é apreciado a mistura de 1 lata (300 g) de leite em pó desnatado, 1 colher (café) de canela em pó, 1 colher (café) de bicarbonato, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó e 100 g de café solúvel. Agora é com você, envie e boa sorte!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Stand Up Com beneficiente.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS


Vai acontecer na Fabico (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS) o Stand Up Com! Mas o que é Stand Up Com? É um evento de comunicação, com o objetivo de ajudar o Instituto Espírita Dias da Cruz, que na abertura terá apresentação de Stand Up Comedy do comediante SUSTO e depois apresentação e discussão sobre tendências e acontecimentos de três temas por três profissionais gabaritados. A saber:

Comunicação e linguagem web
Painelista: a mestre e especialista em tecnologias da informação Gisele Honscha

No media – novos consumidores
Painelista: profissional da Agência de Marketing Promocional Mazah

Gestão e produção cultural
Painelista: a jornalista e produtora cultural Dedé Ribeiro

Serviço do evento
data: 18 de junho (quinta-feira)
hora: 19hs
ingresso: 2kg de alimentos não-perecíveis (doados ao Instituto)
local: Auditório da Fabico (Rua Ramiro Barcelos, 2705) – Porto Alegre/RS

No final do evento ainda haverá uma confraternização, que promete e muito, no DACOM (Diretório Acadêmico da Comunicação). Então, nem que seja apenas pela festa, não deixe de pretigiar o evento.

domingo, 14 de junho de 2009

TCCendo TALENTO UNIVERSITÁRIO.

Por Massimiliano Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS.

Essa dica é pra quem está Tccendo. É, todo mundo acaba passando por isso, é uma etapa da vida. A gente entra na facu, aí vem o trote, as cervejadas e quando nos damos conta estamos escolhendo o assunto pro nosso TCC, Trabalho de Conclusão do Curso ou Monografia. E há muitas maneiras de passar por isso.

Tem gente que escolhe algo legal, se tranca em casa, se desliga da vida social para conseguir parir o projeto, e lá pelas tantas se arrepende de tudo que escreveu. Tem gente que escolhe algo fácil com o objetivo de se livrar o mais rápido possível e aí não tem motivação nenhuma de sentar na frente do computador e gastar os dedos no teclado.

A boa noticia é que o CDL Porto Alegre lançou um prêmio super bom para quem está escrevendo o TCC. O prêmio TALENTO UNIVERSITÁRIO visa reconhecer os melhores TCCs com o foco no varejo. E o prêmio que o CDL vai presentear para estes estudantes é bom mesmo, uma bolsa de estudos no valor de R$ 8.000,00 para o primeiro colocado e um Notebook para o segundo. O professor que orientou o TCC também ganha um smart phone. Quem foi que disse que o seu TCC não pode servir para alguma coisa? São os empresários patrocinando novas ideias para o varejo. Quem se habilita?

Quem mandou essa dica pro meu e-mail foi a Vanessa Gomes, da Assessoria de Marketing do CDL, que também tem um blog e é nossa leitora aqui! Obrigado Vanessa.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

O futuro é hoje, ou melhor, foi ontem.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Só há uma palavra para resumir o que eu vi ontem na matéria da Conecte, coluna digital do Jornal da Globo, de ontem: sensacional. Por quê? Porque eu não consegui fechar a boca durante os 7 minutos e 41 segundo em que assistia o vídeo abaixo:



Não é sensacional?!?! Quer brincar de Realidade Aumentada? É fácil!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Blog da Petrobras - Fatos e Dados.

Por Massimiliano Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS

O blog da Petrobras completa hoje uma semana e um dia de existência e já conta com 43 posts, ultrapassa a marca de 230.000 visitas e chega a perto de 2.000 comentários. Acredito que esse seja um dos recordes brasileiros se tratando de um blog corporativo. Mas o que é isso? O que significa esses números? E por que toda essa dor de cabeça nos tradicionais meios de comunicação com o Fatos e Dados?

A possibilidade que empresas como a Petrobras tem de abir canais de comunicação direto com o publico é algo de um valor inestimável. Basta ver os números, mais de 230 mil pessoas lendo o que a Petrobras tem a dizer, diretamente, sem passar por nenhum intermediário. É esse detalhe que interessa o publico leitor, algo que nunca antes existiu. A facilidade e a rapidez com que a Web 2.0 consegue fazer isso que assuta os antigos e meios de comunicação.

O que chamou mesmo a minha atenção é a politica adotada pela blog de publicar todas as conversas que a Petrobras tem com a mídia. Isso é, publicar, na íntegra, todas as perguntas feitas pelos jornais à assessoria de comunicação da empresa, e junto as respostas, que por sua vez a empresa deu aos meios de comunicação. Dá pra perceber a dor de barriga dos jornalistas diante dessa posição?

A ANJ (Associação Nacional de Jornais) repudiou e classificou como antiética e também numa inaceitável quebra da confidencialidade. Opa, espera aí, a quem interessa as respostas da Petrobras se não ao publico Brasileiro? Que confidencialidade foi quebrada? Uma vez que a Petrobras não fez nada de mais além de divulgar o que lhe foi perguntado. Claro que a pedra do sapato da ANJ é a velocidade com que o blog consegue publicar isso ao grande público, deixando para traz os velhos meios de comunicações. Quando o jornal demora um dia para publicar no veículo impresso, no blog da Petrobras já foi visto por mais de 200 mil pessoas, na íntegra.

O que a ANJ precisa entender é que depois que um canal como esse é aberto, não se pode mais voltar atrás. É patética a atitude de repúdio da imprensa ao blog da Petrobras. O Fatos e Dados não é algo isolado, é sim a evolução da comunicação que até agora se apresenta muito bem feita pela Petrobras. O engraçado é que foi preciso a Petrobras mostrar isso para à imprensa.

Mas tudo bem, dor de barriga passa, não é?

Parabéns a Petrobras pela iniciativa do blog e parabéns ao povo Brasileiro que, cada vez mais, vai a procura de outros meios para se informar.

terça-feira, 9 de junho de 2009

RRPP Atualidades Online.

Por Joanna Romero, estudante de Relações Públicas da PUC/RS

Iniciamos hoje uma série de post que irá apresentar as publicações, feitas por estudantes de Relações Públicas, das Faculdades de Comunicação de todo o país.

Apresentamos hoje o portal RRPP Alualidades Online, desenvolvido pelo departamento de Relações Públicas da FAMECOS PUC/RS, e alimentado pelos estudantes da disciplina Estudos da Mídia Impressa em Relações Públicas.

O portal RRPP Atualidades Online nasceu a partir da publicação impressa RRPP Atualidades, revista do Departamento de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos). Os públicos-alvo do site são os estudantes de comunicação social e demais interessados nas notícias relevantes a esse campo, principalmente quanto à área de Relações Públicas.

As matérias são de fácil acesso por parte dos internautas, visto que elas estão separas por categorias como notícias, artigos, entrevistas, opinião, entre outras. São os alunos do terceiro semestre de Relações Públicas da Famecos quem escrevem e publicam os textos. A atividade acontece durante as aulas da disciplina Estudos da Mídia Impressa em Relações Públicas, orientada pelos professores Tibério Vargas Ramos e Silvana Sandini.

Além das matérias, no site ainda existem fóruns e links. As questões desses fóruns são elaboradas pelos alunos, e todas se relacionam com a área de RRPP. Os links, por sua vez, levam a portais da área - Ação Comunicativa e Mundo Rp são alguns deles – e também a conselhos e associações da comunicação, como o CONRERP, o CONFERP e ABERJE.

Vale a pena dar uma conferida!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Marketing Experimental e a Pepsi.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Em uma realidade altamente competitiva, onde a maioria dos produtos tornaram-se commodity, com uma quantidade enorme de informações diárias, bombadeiro da propaganda – nas ruas, na internet, rádio ou qualquer outro meio de comunicação – fica cada vez mais acirrada a briga pela preferência do consumidor. Na sociedade dos excessos em que estamos inseridos, o que fazer para manter o interesse do consumidor por determinada marca? As promoções imperdíveis são na verdade, intermináveis. A cada esquina uma promoção e é a sua última chance de comprar pelo menor preço.

Então, como chamar atenção do consumidor, ou mais do que isso, como proporcionar experiências memoráveis entre o seu cliente e a sua marca?

O Marketing Experimental responde a estas questões, defendendo que o emocional do seu cliente é o que realmente importa na hora da compra. Por meio dos cinco sentidos (audição, olfato, paladar, tato e visão) e mais as emoções, este marketing trabalha pela experiência do cliente, busca ações memoráveis, de impacto, agradáveis e que proporcionem vínculo entre as marcas e os consumidores.

Mas afinal, como podemos definir uma experiência? Experiência são acontecimentos individuais que ocorrem como resposta a algum estímulo. A diferença entre o Marketing Tradicional e o Experimental é que o segundo proporciona experiências sensitivas, afetivas e de conhecimento. O objetivo é criar experiências memoráveis como diferencial competitivo.

E pensando nesta relação que a Pepsi (vale lembra que apenas no RS ela historicamente conseguiu reeditar a guerra com a Coca-Cola e já chegou a ser responsável por 40% das vendas no Estado e hoje é de 26%) promove a experiência do porto alegrense com sua cidade e é claro com a marca: Eu amo Porto.

Eu Amo Porto é um projeto que visa adotar a Orla do Rio Guaíba e o Parque da Redenção em um projeto inédito de revitalizaçâo urbana que está alinhado com sua filosofia mundial de crescimento sustentável. E não é que este marketing funciona: desde o início do projeto a empresa vem aumentando suas vendas segundo os últimos relatórios da Nilsen na Região Sul e a aceitaçâo da população ao projeto, o transformou em um dos maiores cases de marketing da Companhia em 2008.

Também fez parte do Eu Amo Porto, que contempla desde a revitalização da Orla do Rio Guaíba e Parque da Redenção até investimentos em eventos e projetos culturais, que levam entretenimento e lazer para os gaúchos, o patrocínio no carnaval de Porto Alegre. A Pepsi preparou uma série de ações que promoveram o espetáculo carnavalesco, além disso, o camarote VIP esteve estrategicamente localizado na avenida para promover o melhor visual das escolas de samba regionais para os convidados da Pepsi. É o Marketing de Experiência em momentos memoráveis.

O Termo de Adoção, firmado com a prefeitura, prevê um investimento total de R$ 2,8 milhões, sob supervisão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). Grande parte deste montante foi destinado a revitalização da Orla do Guaiba e para marcar a entrega da primeira etapa do projeto - dando seguimento às ações estratégicas da marca – foi realizado um grande show no Anfiteatro Pôr-do-Sol em em agosto de 2008.

E a próxima ação do projeto somos nós que escolhemos. Pois, sabe por onde a Pepsi vai começar a revitalização do Parque da Redenção? Pelo nosso voto. Acesse o hot site Eu Amo Porto e vote numa das três opções: 1. Mais lazer; 2. Mais esporte e 3. Mais cultura.

E como podemos trabalhar esta ferramenta? Desenhe os pontos de contato entre o seu cliente e a sua empresa, para cada momento, crie uma ação inusitada – agradável, é claro – e transforme a compra num gran finale. Isto o que a Pepsi faz. Isto é marketing experimental. Ou você prefere Pensar Positivamente?

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Ocappuccino Notícia.

Por Isadora Langaro, estudante de Relações Públicas da UFRGS


Relações Públicas conquistam Cannes
Finalmente o Festival Internacional de Publicidade de Cannes se rendeu às Relações Públicas. O célebre festival que premia os melhores leões da publicidade criou em 2009 o PR Lions, voltado aos profissionais de RP. As categorias de premiação são melhor uso da internet, mídia digital e mídia social, melhor uso de eventos ao vivo e/ou apoio de celebridades, melhor uso de patrocínio, melhor lançamento ou re-lançamento, melhor campanha integrada e melhor campanha internacional em Relações Públicas.
Serão julgados os critérios criatividade, estratégia, originalidade, execução e resultados em todas as categorias. Para concorrer, as ações devem ter acontecido entre os dias 1º de março de 2008 e 30 de abril de 2009.
O júri, comandado pelo britânico Tim Bell, presidente da Chime Communications, conta com dezesseis profissionais de Relações Públicas de todo o mundo. Os vencedores serão anunciados no dia 22 de Junho de 2009.
A 56ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes acontece entre os dias 21 e 27 de junho de 2009, na cidade de Cannes, na França. Para saber mais acesse http://www.canneslions.com/.
Agora vamos descobrir se os brasileiros são tão talentosos em RRPP quanto são em publicidade.

Congresso de Comunicação aborda as Relações Públicas 2.0
O 12º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2009 em São Paulo, confirmou o que Ocappuccino já disse: as Relações Públicas estão cada vez mais presentes nas redes sociais.
Prova disso foi a palestra Direto da Fonte: o RP 2.0 bate na porta do consumidor final, ministrada pelo diretor de comunicação integrada da Inpress Porter Novelli Hugo Godinho e que lotou a sala.
Com várias dicas sobre blogs, Twitter, Orkut, Facebook e outras redes sociais, o palestrante mostrou que a comunicação organizacional pode sim estar intimamente ligada à web 2.0. Mas, cá entre nós, isso não é muita novidade, né?

Gerenciamento de crises da Air France dá exemplo
Menos de dois anos separam o maior acidente aéreo já ocorrido no Brasil, que aconteceu no dia 17 de julho de 2007 no aeroporto de Congonhas, do desaparecimento e provável acidente envolvendo o avião da Air France que partiu do Rio de Janeiro rumo a Paris esta semana. No entanto, muitas diferenças distanciam as duas tragédias, especialmente no quesito gestão de crises.
A companhia aérea francesa está manipulando a situação de forma exemplar, ao contrário do que a TAM fez em 2007. No acidente com a companhia brasileira, parentes das vítimas foram expostos aos piores tipos de sentimentos, como incertezas e falta de informações. Ao contrário, após o acidente ocorrido esta semana a Air France rapidamente disponibilizou inúmeros canais de comunicação com os parentes dos desaparecidos e os poupou do assédio da imprensa.
Apesar da tragédia, os franceses dão uma bela lição aos empresários e relações públicas brasileiros de como a dor pode ser amenizada com um bom planejamento estratégico.

O assessor de imprensa apresentado por um jornalista
A
assessoria de imprensa é uma das áreas da comunicação que mais emprega profissionais de Relações Públicas, mas costuma causar muitas discussões com jornalistas. No livro Assessor de Imprensa – Fonte qualificada para uma boa notícia, o autor Rodrigo Capella traz importantes conclusões sobre este mercado.
Resultado da tese de pós-graduação do jornalista, o livro apresenta um estudo embasado em pesquisas e entrevistas com relações públicas, jornalistas, assessores de imprensa e estudiosos de comunicação, traçando limites no relacionamento do assessor com os veículos de comunicação.
O livro já está à venda pelo preço médio de R$ 30. A publicação é da editora Clube de Autores.
Agora é a vez de um RRPP escrever a respeito! Quem se candidata?

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Erros empresarias e marcas ameaçadas em momentos de crise.

Por Mateus Martins, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Ativo intangível
Ninguém sabe qual será o tamanho do estrago causado pelo furacão da crise global. Mas uma coisa é certa: no rastro da destruição estarão os restos mortais de muitas marcas que, até então, pareciam ser inabaláveis e erraram. Erros que aparecem no momento em que as empresas se deparam com a necessidade reduzir custo, ou seja, fazer cortes profundos em processos e orçamentos que eram importantes para suas estratégias de branding. O sintoma clássico desse problema é o sumiço repentino de investimentos em comunicação, área que nem sempre traz resultados tangíveis - e que, justamente por isso, tendem a ser as primeiras vítimas da tesoura. O consultor Arthur Bender, presidente da Key Jump, lembra que em alguns segmentos, as ações de comunicação são cruciais para que as marcas continuem vivas no imaginário do consumidor: A construção de uma marca é um trabalho de longo prazo. Interrompê-lo é um erro - quando a crise passar, a empresa terá de retomá-lo desde o início e aí terá de gastar muito mais para voltar à cabeça do consumidor.

Cortes necessários
É preciso cortar sim, mas cortar na medida exata, porém, não é tarefa das mais simples. É necessário que a empresa tenha uma ideia clara dos valores e princípios que sua marca representa - em tese, tudo que não estiver diretamente relacionado a eles pode ser descartado. Os profissionais de branding costumam dizer que a marca é muito mais do que um logotipo bonito ou um comercial na TV. Ela também representa o jeito de ser de uma empresa. Isto é: seus valores, filosofia de trabalho e todos aqueles fatores que ajudam a despertar a confiança de clientes, fornecedores, acionistas e funcionários. Na corrida para fazer caixa em meio à crise, porém, algumas companhias acabam negligenciando parte dessas diretrizes e frustrando seus stakeholders.

Tudo é marca
Ao cortar custos ou garimpar novas fontes de receitas, as companhias precisam primeiro ter certeza de que não estão colocando em risco a satisfação de seus clientes e demais públicos dentro e fora de seus muros. Antes de rever um contrato com uma operadora logística, por exemplo, é necessário tomar cuidado para que os produtos continuem sendo entregues sem atrasos. A marca se constrói em tudo: na loja, na limpeza, no atendimento, no uniforme, na qualidade do produto, numa declaração do diretor da empresa etc. Tudo que tem a ver com a percepção do cliente afeta a força da marca, acredita José Galló, diretor-presidente da Lojas Renner.

Novas mídias
Quando é necessário reduzir investimentos em comunicação, a maioria das empresas se deixa guiar pela lógica de suspender ações em veículos de comunicação segmentados e concentrar recursos em mídias consagradas - as de massa. Há, no entanto, outras maneiras de lidar com o desafio de comunicar mais e gastar menos. Com a popularização da internet e das chamadas mídias móveis, novos canais de informação começam a ganhar relevância na vida do consumidor - e podem ajudar as empresas a tonificar suas marcas a preços camaradas. Vídeos no Youtube, ações de buzz virais, envio de SMS, monitoramento de opinião em redes sociais - as possibilidades são quase infinitas. Mas é preciso saber como aproveitá-las. O importante é que a comunicação não pare nunca. Se a empresa está crescendo ou enfrentando dificuldades, é preciso travar um diálogo constante com o mercado de qualquer maneira, defende Ronald Mincheff, presidente da Edelman Brasil.

Essa eu li no Portal Amanhã. Um corte fatal, matéria sensacional, sobre o porquê das empresas correrem o risco de arruinarem suas próprias marcas na hora de adotar medidas de urgência contra a crise. Amanhã eu continuo, ainda sobre a matéria, com os canais de confiança de percepção corporativa: as fontes de informação nas quais os brasileiros mais confiam na hora de avaliar uma empresa ou marca. Surpresa! Fontes de informação alternativas já despertam maior confiança em detrimento às mídias tradicionais. E também alguns passos de como lidar com a marca na crise.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Twitter: Nova Tecnologia para as empresas.

quarta-feira | 03 de junho de 2009


O Twitter está inserido na rotina de milhares de pessoas. A surpresa é que diversas empresas também entraram nessa febre, cada uma com seus objetivos. A Starbucks, multinacional dona da maior rede de cafeterias do mundo, por exemplo, utiliza a ferramenta para manter seus clientes informados sobre ofertas, promoções e lançamentos.

Roberto de Araújo Loureiro, responsável pela estratégia de redes sociais da Tecnisa, grande construtora e incorporadora brasileira, afirma: Usamos o Twitter como forma de estreitamento de contato com nossos clientes. Abordamos informações sobre lançamentos, a cidade e a movimentação do nosso stand de vendas. Ele garante que essa prática tem provocado efeito positivo, visto que, por utilizar tal tecnologia, a construtora mantém uma postura inovadora quanto à forma de comunicação com os clientes.

Um estudo feito pela O2, operadora móvel do Grupo Telefônica na Europa, revelou que 700 mil pequenas empresas do mundo todo estão usando o canal interativo com o intuito de beneficiar seus negócios. A principal razão para isso é que os custos são extremamente menores. Elas poupam muito em marketing e em contratação de pessoal. Entretanto, há centenas de grandes organizações que ainda não fazem parte desse quadro.

O Twitter pode servir, também, como um centro de atendimento das empresas ao cliente, por publicar dicas, além de responder às dúvidas mais freqüentes de seus seguidores. O microblog pode ser, além de tudo, um portal de comunicação entre a organização e seus públicos, no qual faz perguntas e os internautas respondem, mantendo assim um diálogo constante.

Portanto, a rede virtual proporciona diversos benefícios para as empresas que a utilizam. A população está ficando cada vez mais ativa quando se trata de Internet, e está valorizando muito as empresas que se inserem nesse meio. Para não ter problema com imagem e reputação, a empresa precisa dar atenção aos comentários e dúvidas de seus clientes, além de manter o Twitter sempre atualizado, a fim de criar uma fidelidade com seus seguidores.
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terça-feira, 2 de junho de 2009

Air France e o desafio do Gerenciamento de Crise.

Por Massimiliano Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Muito se fala sobre as RRPP e o Gerenciamento de Crise. Que devemos estar preparados para que quando chegue o pior nós saibamos o que fazer e o que dizer e assim poder controlar a situação da melhor forma possível.

Para a equipe de comunicação da Air France, o pior chegou na segunda-feira de manhã com a notícia que uma das suas aeronaves (AirBus 330 - Voo 447) desapareceu com mais de 200 passageiros. Acredito que um dos assuntos mais delicados que um Relações Públicas pode tratar: a queda de uma aeronave e a morte dos passageiros.

Logo que soube da notícia, via twitter, fiquei ligado para ver qual seria o primeiro pronunciamento da Air France e como a companhia aérea iria gerenciar essa crise.

Foi na metade da manhã que o primeiro comunicado da AirFrance saiu na imprensa:
A Air France lamenta informar que se encontra sem notícias do vôo AF447 que efetuava a ligação entre Rio de Janeiro e Paris, Charles de Gaulle, com chegada prevista às 11h15 (hora local). O voo decolou doRio no dia 31 de maio às 19h locais.216 passageiros estão a bordo.A tripulação é composta de 12 pessoas: 3 tripulantes técnicos e 9 comissários. Air France divide a emoção e a inquietação das famílias envolvidas .Os familiares serão recebidos num local especialmente reservado no aeroporto de Paris Charles de Gaulle 2, assim como no do Galeão. Junto com esse comunicado a Air France disponibilizou números 0800 para informações sobre os passageiros.

As 16 horas da segunda-feira o presidente da Air France, Jean-Cyril Spinetta, deu uma entrevista coletiva , reconhecendo o desaparecimento de um avião Airbus 330 da Air France, com 228 pessoas a bordo, mas não divulgou a lista de passageiros, limitando-se a dizer que a empresa continua procurando informações sobre a aeronave.

Hoje, a diretora da Air France no Brasil, Isabelle Birem, informou que a lista com os nomes dos passageiros do vôo 447 será divulgada provavelmente amanhã, quarta-feira. Ela afirma que a Air France pretende divulgar a relação só depois que todas as famílias forem comunicadas.
A executiva da empresa chegou no fim da manhã ao hotel onde estão concentrados os familiares dos passageiros.

Achei boa a iniciativa da Air France em disponibilizar telefones para informações e um espaço para atender os familiares nos aeroportos, so achei que a divulgação da relação dos passageriros está demorando muito para sair.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Bing entra na briga do Google X Yahoo.

Por Massimino Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Bing, o novo buscador da Microsoft. Mesmo estando no ar desde a última quinta-feira (28/05), a empresa programa o seu lançamento oficial para a próxima quarta-feira (03/06).
A primeira vista ele não aparenta ter nada de muito novo, a sua interface de navegação é muito parecida com os dois líderes do mercado, Google e Yahoo, sendo apenas mais um opção de buscador.

Vamos aguardar o seu lançamento oficial na próxima quarta-feira para fazer uma análise mais detalhada, acompanhe os nossos próximos posts para conhecer esta nova ferramenta.

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