terça-feira, 31 de março de 2009

A importância da organização de eventos para a atividade de Relações Públicas.

Por Mateus Martins, estudande de Relações Públicas da UFRGS

Um pequeno manual da importância dos eventos nas RRPP.

Conceito de um evento
Evento é um acontecimento excepcional previamente planejado, que ocorre em determinado tempo e local e gera grande envolvimento e mobilização de um grupo ou comunidade, buscando a integração, a difusão e a sensibilização entre participantes para objetivos pretendidos. Estes devem ser colocados de forma clara e explícita, para que o público-alvo receba e assimile os temas abordados e as ações desenvolvidas durante os eventos. (por KUNSCH)

Comunicação Dirigida de um evento
Evento é uma ação de comunicação dirigida que, assim como as demais, funciona e gera resultados dentro de um planejamento estratégico e serve de aliado a outras ferramentas de comunicação.
Veículos de comunicação dirigida:
Escritos: manuais, correspondências, relatórios
Orais: telefone, radiocomunicação, alto-falante
Aproximativos: visitas, reuniões, serviços prestados à comunidade e eventos

O evento aproxima esses veículos, eleva o nível de entendimento e promove a colaboração mútua entre pessoas. O evento atinge em uma só oportunidade públicos específicos, com mensagens sendo divulgadas com maior eficiência e menor dispersão. (por KUNSCH)

A importância de um evento para as Organizações
Com o evento é possível chegar diretamente no publico alvo sem intermediários.
Ferramenta eficaz e direta na comunicação com o público-alvo.
Custo/benefício vantajoso.

O evento é um poderoso veículo por meio do qual as organizações podem chegar aos seus públicos de interesse e mostrar seus produtos e serviços, sem intermediários. Todo esse envolvimento é que tem provocado o incremento do número de eventos, pois é um dos meios mais práticos, diretos e econômicos para divulgação de informações dirigidas e sensibilização de públicos específicos. (por HAMAM)

Planejamento de um evento
Objetivos
Gerais e específicos, o que se pretende com o evento de forma ampla e especifica.

Públicos
A quem se destina.

Estratégias
Consiste naquilo que serve de atração para o públicos de interesse do evento.

Recursos
São todos os humanos, materiais e físicos que serão utilizados.

Implantação
É a descrição dos procedimentos, desde aprovação até seu término.

Fatores Condicionantes
São os fatos, decisões e acontecimentos aos quais o projeto fica condicionado.

Acompanhamento e Controle
É a determinação de quem e como será feita a coordenação de todo o processo de organização do evento.

Avaliação
É feita após o término do evento em forma de relatório para ser entregue a quem solicitou a organização. É uma espécie de prestação de contas.

Orçamento Previsto
Deve ser feito detalhadamente. É dele que virão os recursos financeiros necessários para o pagamento dos recursos humanos e materiais. Caso se busque patrocínio, apoio, permuta, deverá ser dividido em cotas para serem negociados com os interessados.

Operacionalização de um evento
Elaborado o planejamento (projeto) é importante pensar no Cronograma. Nesse cronograma envolve as diversas atividades e suas atribuições entre os membros da equipe. Nele estará envolvido todas as fases: Preparação (pré), execução (trans) e avaliação (pós). O antes o durante e o depois. (por CESCA)

Deve ser dada ênfase especial ao fator antecedência, onde o cronograma tem importância fundamental como ferramenta de avaliação e viabilidade de todas as tarefas e providencias para a concretização do evento. (por GIÁCOMO)

sexta-feira, 27 de março de 2009

Dizem que mulher é o sexo frágil.

Por Mateus Martins, estudande de Relações Públicas da UFRGS

A primeira lei assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi denominada Lilly Leadbetter, pois promove aigualdade salarial entre homens e mulheres. A assinatura, como reconheceu o próprio Obama, foi um ato simbólico. A participação feminina no mercado de trabalho cresce não apenas em termos numéricos, mas também nos cargos de alto escalão e estratégicos de grandes companhias.

Histórias de mulheres inovadoras e empreendedoras se multiplicam em todas as partes do Brasil. Empresárias e executivas à frente de projetos inovadores e de desenvolvimento tecnológico vêm contribuindo para o crescimento de grandes corporações e também de pequenas e médias empresas que, com ideias criativas, expandem seus negócios em mercados muito competitivos.

E em março dois documentos trazem as mulheres como foco editorial, a revista Interação do IEL e a Valor Investe do Valor Econômico.

INTERAÇÃO
A revista versa sobre o uso da criatividade feminina no momento de tomar decisões em cargos de chefia nas empresas. Elas ainda têm se empenhado para aproximar a indústria das universidades. Os ambientes de trabalho vêm sendo humanizados com iniciativas de responsabilidade social e o equilíbrio financeiro das empresas é garantido com o olhar das mulheres e gestões baseadas em planejamento de médio e longo prazos. Para concretizar novos projetos, elas buscam aliados nas instituições de pesquisa, educação e de concessão de recursos financeiros.

VALOR INVESTE
O periódico dedica as páginas centrais para tratar do perfil de Mulheres investidoras. Na matéria Cuidadosa sim, medrosa não o foco é a atuação feminina na bolsa de valores. Já por outro lado, a revista também conta, em Sem adrenalina financeira, o perfil conservador de investimento da atriz Glória Pires que prefere aplicar em terrenos e imóveis do que o arriscado campo de capital volátil.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Hora do Planeta 2009

Por Massimino Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS

A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas. Que tem como ação o gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental.

C
onhecido mundialmente como Earth Hour, a Hora do Planeta será promovida no País pela primeira vez pelo WWF-Brasil e conta com a adesão e apoio do Rio de Janeiro , a primeira cidade brasileira a aderir à iniciativa.

Neste ano, a Hora do Planeta será realizada no próxima sábado, dia 28 de março, das 20h30 às 21h30, e pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta.

Realizada pela primeira vez em 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

Cadastre-se no site Hora do Planeta e participe também deste movimento ajudando a divulgar.

terça-feira, 24 de março de 2009

Recordar é viver.

Por Massimino Delazeri, estudante de Relações Públicas da UFRGS

Recordar é viver e as vezes é até um pouco engraçado. Já pensou se existisse uma biblioteca onde fossem arquivados antigos sites da web? Já existe!

Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos, desde 1996 se dedica a manter um arquivo de recursos multimídia, e esse arquivo inclui retratos da Web: cópias arquivadas de páginas tomadas em instantes diferentes, mostrando assim a evolução da Web.

É só procurar a WayBack Machine no site da Internet Archive, entra lá e faz uma busca de um site que gosta você vai ver que alguns mudaram muito e outros nem tanto. Vale a pena dar uma olhada nos portais como Terra, IG, UOL as mudanças são radicais, já no Google sempre teve um padrão. [A imagem apresenta a página inicial d Google em 1998].

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